7 - TCI com reeducandos

abril 27, 2020

TCI – TERAPIA COMUNITÁRIA INTEGRATIVA

 
PALESTRA DE RALPH DE CASTRO

Reconhecendo a importância dessa abordagem, bem como a competência do palestrante, o IC&A promoveu a vinda do Coordenador do Curso de Formação em Terapia Comunitária Integrativa, Ralph de Castro, de Uberaba, em Araxá.  Auxiliou na mobilização de pessoas através de convites e contatos com empresas, poder público, ONGs e pessoas fomentadoras de opinião, e se fez presente ao evento nas pessoas da presidente Sandra Afonso de Castro, do vice Reginaldo Cavallaro, da Secretária Elza Maria Clemente, e das terapeutas Marina Carvalho e Adriana de Oliveira Justino.  O resultado desse trabalho foi a realização de uma palestra Sobre Terapia Comunitária Integrativa Sistêmica, que lotou as dependências da Casa Júlio Dario, no dia 16/09/2016, às 14 hs, com presença maciça de convidados representando seguimentos expressivos que tiveram ali um aproveitamento significativo do tema abordado.

Estiveram presentes, além da Presidente Sandra Afonso de Castro e do Vice-Presidente do Instituto Consciência & Ação, Reginaldo José Cavallaro, das terapeutas comunitárias  Elzinha, Marina e Adriana,  diretores e/ou funcionários de várias instituições de Araxá, a saber: Centro Júlio Dário, Liceu de Artes e Ofícios Calmon Barreto, AMPARA, Câmara Municipal de Araxá, CREAS, Núcleos (Boa Vista, Leblon, Bom Jesus), CRAS Francisco Duarte, Fundação da Criança e do Adolescente de Araxá, CEREST, ANDAIÁ, Secretaria de Ação e Promoção Social de Araxá e convidados . O Instituto custeou o combustível para o palestrante, conforme nota por ele encaminhada, no valor de R$ 164,00 (cento e sessenta e quatro reais),  entregue à Primeira Tesoureira. A TV Sintonia esteve presente e registrou o evento, entrevistando o palestrante e a Presidente.

Palestrante – Ralph de Castro. 

Coordenador do Curso de Formação em Terapia Comunitária Uberaba, Araxá e Uberlândia-MG; Coaching em Saúde e Programação Neurolinguística, Intervisor e Formador em Terapia Comunitária pela Universidade Federal do Ceará. Presidente da Organização Social de Interesse Publico – Projeto Organização e Desenvolvimento Sustentável – PRODESU. Nutricionista especialista em Docência Universitária, Nutricionista e Terapeuta Comunitário da SEMED  Uberaba-MG.

“A cultura é para o indivíduo, assim como a teia é para a aranha: ela nutre, agrega e sustenta a vida”.   Adalberto Barreto.

O que á Terapia Comunitária Sistêmica Integrativa?

A Terapia Comunitária (TCI) é um procedimento terapêutico, em grupo, com a finalidade de promover a saúde e a  atenção primária em saúde mental. Funciona como fomentadora de cidadania, de redes sociais solidárias e identidade cultural

das comunidades. Por ser um trabalho em grupo atinge um grande número de pessoas, abrangendo diversos contextos familiares, institucionais e sociais.

 

A terapia Comunitária constitui:

  • Espaço propiciador para a fala e expressão do sofrimento e das situações de crise.
  • A oportunidade de união das famílias e do grupo social, facilitando a construção da rede de solidariedade entre as pessoas.
  • Instrumento importante para o resgate cultural e da autoestima das populações menos favorecidas, nas mais variadas comunidades.
  • Exercício de inclusão e de valorização das diferenças e dos referenciais positivos de cada indivíduo.

Para quem?

“A Terapia Comunitária funciona com instrumento de agregação e criação de vínculos sociais”.

A Terapia Comunitária  tem tido sua utilização ampliada para os mais diversos segmentos. Além de destinar-se às pessoas, famílias e comunidades com os mais variados tipos de problemas (familiares, psico-emocionais, dependência química, hipertensão, HIV) envolvendo grupos mistos ou não de crianças, adolescente, adultos e idosos, a Terapia Comunitária tem sido aplicada também em empresas, escolas, instituições e também na atenção aos cuidadores.

Para quê?

Desenvolver atividades de prevenção e inserção social de pessoas, famílias e comunidades que vivem em situação de crise e sofrimento psíquico.

Promover a integração de pessoas, a construção da dignidade e da cidadania, contribuindo para a redução dos vários tipos de exclusão.

Promover encontros interpessoais e intercomunitários, valorizando a história individual e a identidade cultural, a fim de restaurar a autoestima e a autoconfiança.

Por quê?

A Terapia Comunitária vem maximizar e universalizar instrumentos para a prevenção de problemas cada vez mais presentes em nossa sociedade, tais como:

  • Doenças psíquicas,
  • Somatizações,
  • Violência doméstica,
  • Situações de crise intrafamiliar,
  • Crise intracomunitária,
  • Abandono social

Despertando o potencial humano

A Terapia Comunitária está embasada na constatação de que as pessoas carentes, vivendo os problemas mais variados, demonstram riqueza nas possibilidades de soluções.

Os profissionais de saúde, educação, áreas sociais e agentes comunitários devem ser instrumento catalisador das soluções emergentes da própria  comunidade.

“A Terapia Comunitária promove vínculos sociais, as redes de solidariedade e melhora a auto-estima”.