Projetos

Instituto Consciência & Ação

Sumário

1 - Projeto I - LIVRO Direitos Humanos e Cidadania na Educação2 - Projeto II – Educar para a Cidadania - 'Multiplicar o bem é...'3 - Projeto III - Controle Ético dos cães e gatos de rua - Araxá/MG4 - Alergias Alimentares e Autoimunes5 - E.E. Aziz J. Chaer6 - Reeducandos - TCI7 - TCI com reeducandos8 - Voto Consciente9 - Projeto Direitos Humanos e Cidadania na Escola10 - Projeto QVCC - Qualidade de Vida Começa Comigo11 - Solidariedade em Ação!
  • 1 – Projeto I – LIVRO Direitos Humanos e Cidadania na Educação
    •  

      DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA NA EDUCAÇÃO

       
      Nosso 1º projeto nasceu junto com o Instituto e, desde o início, vem contribuindo com a sua sustentabilidade.
       
       
      Dando início à Coletânea “Educar para a Cidadania”, o Livro “Direitos Humanos e Cidadania na Educação”, de autoria da Presidente do Instituto, a educadora e advogada Sandra Afonso de Castro. Editado com o apoio cultural da CBMM, encontra-se à venda, ao preço de R$50,00 o exemplar, mais as despesas de correio. Em Araxá, a entrega é por conta do IC&A, sem taxa de entrega. Para adquirir seu exemplar ligue (34) 3661-6126 ou (34) 9 9986-6126 ou vá à sede do Instituto, à Rua Marechal Deodoro 246, centro, em horário comercial.
       
       
    •  
      Ao adquirir essa obra, você estará contribuindo diretamente com o trabalho do Instituto, pois a autora destina 50% do valor da venda para o IC&A. A autora, em sua obra, defende a educação como fonte de humanização, de conscientização, como formadora de sujeitos de direitos. Propõe a inclusão efetiva da Educação em Direitos Humanos, da Educação para a Paz, e da Educação Intercultural. Pensa o processo educativo para além do repasse de conhecimentos curriculares e do desenvolvimento das habilidades técnicas, como preconiza a Constituição Federal. Afinal, uma educação para atingir corações e mentes e não apenas uma educação que promova instrução, meramente transmissora de conhecimentos; uma racionalidade holística, axiológica e integradora.
       
    Projeto para sua escola Acessar o conteúdo
  • 2 – Projeto II – Educar para a Cidadania – ‘Multiplicar o bem é…’

    EDUCAR PARA A CIDADANIA“Multiplicar o bem é…”

    ATITUDES que fazem a DIFERENÇA

    Transforme ideias em ações!
    •  
    •  
       
      “Só engrandecemos o nosso direito à vida cumprindo o nosso dever de cidadãos do mundo”. (Mahatma Gandhi)
       

    Excelente material a ser utilizado nas escolas e empresas!

    Criação do jornalista Domingos Antunes; colaboração de membros da diretoria – Reginaldo José Cavallaro, Sandra Afonso de Castro, César José de Rezende Neves, Angélica Paula Souza Boreli, Elza Maria Clemente, Carlos Orlandi Paiva; arte e ilustrações do Comunicador Social e Pedagogo Empresarial Wagner Matias de Andrade, proprietário de Soluções Criativas, em BH/MG.

    São mais de 50 páginas, com conceitos de como se pode prevenir, amenizar ou evitar conflitos, no cotidiano – no trabalho, na escola, na família e na sociedade – além de incentivar a busca pela paz e por um relacionamento saudável do ser humano em seu meio de atuação. Aliado a isso, você encontrará, em cada página, a título de conhecimento e deleite, frases de pensadores, conhecidos ou não, por promoverem a paz e a união de todos os seres humanos.

    Para se tornar um MULTIPLICADOR desse projeto, com a contribuição e inserção de sua marca, ou simplesmente avaliar ou discutir o projeto, sem compromisso, entre em contato conosco. Será um prazer falar com você sobre um trabalho que, temos certeza, será de grande contribuição onde quer que seja desenvolvido.

    Por um mundo melhor, de Justiça, de Paz!

    DOAÇÕES

    Para a impressão e distribuição das cartilhas, você poderá contribuir, acessando o site do Catarse por meio do link:

    https://www.catarse.me/multiplicar_o_bem_e_18ed?ref=ctrse_explore#about

    Educar para a cidadania ‘Multiplicar o bem é…’ Acessar o projeto
  • 3 – Projeto III – Controle Ético dos cães e gatos de rua – Araxá/MG

    POLÍTICA PÚBLICA DE PREVENÇÃOanimas soltos nas ruas de Araxá/MG

    •  

      Conforme nossa Constituição Federal/88, em seu artigo 255: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.” § 1º Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público: (…) VII – proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade; (...)”. A Declaração Universal dos Direitos dos Animais, proclamada pela UNESCO em sessão realizada em Bruxelas, em 27 de janeiro de 1978, traz em seu preâmbulo e artigos destacados: “Considerando que todo o animal possui direitos; Considerando que o desconhecimento e o desprezo desses direitos têm levado e continuam a levar o homem a cometer crimes contra os animais e contra a natureza; Considerando que o reconhecimento pela espécie humana do direito à existência das outras espécies animais constitui o fundamento da coexistência das outras espécies no mundo; Considerando que os genocídios são perpetrados pelo homem e há o perigo de continuar a perpetrar outros;Considerando que o respeito dos homens pelos animais está ligado ao respeito dos homens pelo seu semelhante; Considerando que a educação deve ensinar desde a infância a observar, a compreender, a respeitar e a amar os animais,Artigo 1º – Todos os animais nascem iguais perante a vida e têm os mesmos direitos à existência. Artigo 2º – 1.Todo o animal tem o direito a ser respeitado. (…) 3.Todo o animal tem o direito à atenção, aos cuidados e à proteção do homem.  Artigo 3º – 1.Nenhum animal será submetido nem a maus tratos nem a atos cruéis. Artigo 6º – 1.Todo o animal que o homem escolheu para seu companheiro tem direito a uma duração de vida conforme a sua longevidade natural. 2.O abandono de um animal é um ato cruel e degradante. Artigo 13º – 1.O animal morto deve de ser tratado com respeito. Artigo 14º – (…) 2. Os direitos do animal devem ser defendidos pela lei como os direitos do homem.

      Você deixaria seu melhor amigo jogado na rua, passando fome, sede e sem abrigo e ainda sendo maltratado pelos outros? Pois é… Todo mundo diz que o cão é o melhor amigo do homem (e da mulher). E muitos deles se encontram num estado de total abandono em nossa cidade de Araxá/MG. O homem – um animal, dentre todos os demais, participando da mesma seleção natural – diante do cão que lhe abana o rabo e pede não mais que o reconhecimento de sua própria vida e o respeito a ela, que lhe nega ou dificulta esse direito, até que ponto pode ser considerado a mais evoluída das espécies?

       
       
    •  

      Uma questão de falta de respeito aos direitos dos animais e de saúde pública. Problemas gerados (de saúde pública e outros) – as doenças comuns transmitidas pelas fezes e urina do cão são:

      • as verminoses e as micoses transmitidas pelo contato direto da pele com o animal contaminado;
      • a Leptospirose, transmitida pelo contato com a urina ou pelas enchentes;
      • a Doença de Lyme, transmitida pela mordida do carrapato, presente em animais domésticos;
      • a Ancilostomose, tipo de verminose presente nas fezes de cães e gatos;
      • a Leishmaniose, quando o cão é picado por um mosquito que o infecta;
      • a sarna, quando a imunidade do homem está em baixa;
      • a Toxoplasmose transmitida pelo contato direto com fezes de gatos infectados e;
      • a raiva, letal, transmitida por mordida do animal.

      São necessárias políticas de proteção, incluindo o intervencionismo com relação à natalidade e à mortalidade dos animais. Apresenta-se, na petição elaborada pelo Instituto Consciência & Ação, soluções práticas para a defesa dos direitos dos animais, mais especificamente dos cães e gatos, possível por meio de ações práticas, visando à proteção ambiental, saúde pública e a um ambiente ecologicamente equilibrado, direitos humanos garantidos em nossa Constituição de 1988.

      Os cães e gatos, assim como todos os animais sob a face terrestre, estão inclusos no Meio Ambiente, tal como o homem, merecendo respeito à vida, à dignidade que possuem. Palavras de Mahatma Gandhi – “a grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados”[1].

      A humanidade só será grande e efetivamente evoluída quando compreender que os animais devem ter seus direitos reconhecidos, que o meio ambiente deve ser preservado e protegido; e que os cães e gatos merecem ser responsavelmente e integralmente cuidados, conferindo a todos eles a dignidade devida.

      Frases de Albert Schweitzer[2] (1875-1965), Nobel da Paz 1953: “Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante.” “Um homem é verdadeiramente ético apenas quando obedece a sua compulsão para ajudar toda a vida que ele é capaz de assistir, e evita ferir toda a coisa que vive.”

      Se você quer mudar essa situação, assine e divulgue essa petição.

    Assinar Petição Avaaz.org
  • 4 – Alergias Alimentares e Autoimunes

    ALERGIAS ALIMENTARES e DOENÇAS AUTOIMUNES CONSCIÊNCIA E MÃO NA MASSA!Celíacos – um caso especial

    Nutrição eficiente – funcional

    Proponente – Instituto Consciência & AçãoEixo: Saúde Preventiva

    “Cada um tem dentro de si, um médico; nós precisamos apenas ajudá-lo em seu trabalho. A força de cura natural dentro de cada um de nós é a maior força de melhora. Nossa comida deve ser nosso remédio, nosso remédio deve ser nossa comida.“  (HIPÓCRATES).

    Conscientização e apoio aos portadores de Doenças Celíacas e Autoimunes e familiares por meio de conhecimentos científicos médicos e condutas dietéticas da Nutrição Funcional aliada à fitoterapia (palestras), depoimentos de vivências.

    AUTOIMUNES – As doenças autoimunes ocorrem quando anticorpos atacam as células do próprio organismo, tecidos e órgãos. Sabemos que há alguns fatores desencadeantes que podem ter importância no desenvolvimento de uma doença autoimune: as bactérias podem desencadear uma resposta autoimune em algumas pessoas que tenham uma predisposição hereditária (genética) para desenvolver.

    Os processos autoimunes podem afetar o organismo de diversas maneiras. A autoimunidade pode resultar na destruição lenta de tipos específicos de células, tecidos, órgãos ou articulações  na estimulação do crescimento de um órgão ou interferir na sua função. Os órgãos e tecidos frequentemente afetados incluem as glândulas endócrinas (tais como a tireoide, pâncreas e suprarrenais), componentes do sangue(como os glóbulos vermelhos ou as plaquetas) e o tecido conjuntivo (pele, mucosas, músculo e articulações).

    CELÍACOS – A doença celíaca é uma desordem autoimune que afeta principalmente o intestino delgado, onde há uma intolerância permanente ao glúten. Os sintomas podem surgir em qualquer idade após o glúten ser introduzido na dieta.

    Através da riqueza dos nutrientes, todos, inclusive os celíacos, podem ter uma vida saudável, aprendendo a ouvir os sinais que seu corpo revela e descobrir técnicas para longevidade, vitalidade e bom humor, em benefício da saúde.

    PROJETO – Conscientização e apoio aos portadores de Doenças Celíacas e Autoimunes e a familiares por meio de conhecimentos científicos médicos e condutas dietéticas da Nutrição Funcional aliada à fitoterapia (palestras), e depoimentos de vivências.

    Esse é o primeiro projeto de uma série que se pretende sobre alimentação saudável, que o IC&A pretende realizar, direcionado primeiramente àqueles que possuem rejeição a glúten.

    OBJETIVO GERAL:  Promover a saúde e o bem estar do indivíduo, no aspecto físico, mental e espiritual.

    OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

    • conscientizar os participantes sobre a necessidade de mudança e de despertar o autoconhecimento e aceitação das causas do adoecimento;
    • identificar os sinais e sintomas de alerta do corpo;
    • despertar mudanças de crenças e paradigmas;
    • formação de novos hábitos saudáveis de vida;
    • criar uma disciplina de costumes alimentares saudáveis no dia a dia;
    • elaborar sugestões de refeições nutritivas e funcionais.

    Compõe-se o projeto de palestra e oficinas.

    PALESTRA –  A palestra aconteceu no SIMA – Sindicato Trab Ind Extração Metais Básicos, dia 06 de abril, 4ª. feira, às 20 horas.

    Participaram, além da Presidente do IC&A, Sandra Afonso de Castro, os palestrantes:

    • Kamylla Bittencourt de Faria (nutricionista) – conceito da doença, causas, como acontece, sintomas, diagnóstico, doenças associadas, tratamento: alimentação saudável, alimentos que podem ser consumidos, outros cuidados que os celíacos e portadores de doenças autoimunes devem ter;
    • Dr. Carlos Eugênio Parolini (reumatologista) – doenças autoimunes;
    • Dra Larissa Araújo Ribeiro (alergologista) – imunidade do aparelho intestinal;
    • Elza Maria Clemente (terapeuta naturista) – conceito de saúde, patologia,  prevenção das doenças autoimunes e tratamentos naturais. 

    Lorena Fontes Dutra (celíaca, e criadora do projeto) e Rita de Cassia Nessralla Fernandes (emagreceu mais de 40 kg com alimentação saudável) deram depoimentos que emocionaram todos os presentes.

    Questões que foram trabalhadas:

    • o sofrimento humano;
    • a frequência e a intensidade das doenças autoimunes;
    • a auto medicação;
    • a saúde preventiva pela educação e conhecimento.

    O evento contou com a presença de mais de 80 pessoas interessadas no tema, para si, ou para ajudar alguém da família. 

    OFICINAS – Experiência prática para elaboração de pratos (modo de preparo, cuidados necessários) que atendam e facilitem a rotina dessas pessoas e familiares, agregando maior bem-estar e cuidado com saúde em questão. Dessa maneira, possibilitar o aumento da oferta de nutrientes para esse organismo otimizando o tratamento da doença e prevenindo o desgaste e possível desenvolvimento de outras desordens associadas.

    Nesse primeiro projeto de alimentação saudável, serão oferecidas 04 oficinas, na sede do IC&A: duas para lanches e duas para refeições.  As oficinas acontecerão na sede do Instituto. A cozinha  está sendo montada para essa finalidade.

    Material didático: folder com as receitas.

    Diferencial: como preparar as receitas, os cuidados necessários, e as possibilidades de substituição de um produto por outro. Receitas acessíveis a todas as classes sociais.

    Espera-se, como resultado:

    • mudança de paradigma, a partir do despertar da consciência, do conhecimento e da aceitação de sua condição;
    • acesso  ao conhecimento e a práticas por pessoas de todas as classes sociais;
    • melhoria de qualidade de vida, evitando o adoecimento crônico;
    • empoderamento do indivíduo – cuidar de si com autonomia.

    Ao final das oficinais, como avaliação, confecção de pratos para degustação na confraternização e uma pesquisa de satisfação.

    DA AMPLICAÇÃO DO PROJETOVerificado resultado positivo, ampliar-se-á o projeto, com o atendimento de públicos diversos: grávidas, diabéticos, obesos, dependentes químicos (auxílio à desintoxicação), e pessoas interessadas de modo geral.

    Afinal, pretende-se a promoção da mudança de consciência na alimentação, utilizando  produtos naturais e mais saudáveis.

    Apresentação Dra. Larissa Araújo Ribeiro
    Apresentacao Elza Maria Clemente
    Palestra Kamylla Bittencourt de Faria
    Relato de Vivência Rita Nessralla
    Projeto
  • 5 – E.E. Aziz J. Chaer

    NO MÓDULO II – E. M. AZIZ J. CHAER

    Em 29/05/2017, a convite da diretora da Escola Municipal Aziz J. Chaer, Anete Di Mambro, a Presidente do Instituto Consciência & Ação, Sandra Afonso de Castro, o diretor do Departamento Jurídico, Dr. Carlos Orlandi, e o afiliado, Fernando Afonso de Rezende, pedagogo, pós-graduado em Supervisão e Inspeção Escolar com Especialização em Gestão Escolar, participaram do Módulo II, apresentando o IC&A aos professores presentes. Houve interesse de todos pelos projetos apresentados, principalmente, inclusive assinaram uma lista, manifestando-se nesse sentido. Uma semana depois, em 05/06/2017, foi realizado o segundo encontro, no qual ficou registrado o pedido de uma Roda de TCI – Terapia Comunitária Integrativa, para que os docentes conhecessem-na, o que foi realizado em 19/06/2017, com grande alegria e aproveitamento dos participantes. As direções da escola e do Instituto vão envidar esforços para a implantação de algum(uns) dos projetos no 2º semestre, principalmente Direitos Humanos e Cidadania, que utilizará o Livro de autoria da Presidente do IC&A, Direitos Humanos e Cidadania na Educação (para os docentes), a Cartilha “Multiplicar o bem é …” (para os alunos e pais), e a Terapia Comunitária Integrativa, inicialmente para os profissionais da educação, quiçá para alguns alunos e pais desses alunos.

  • 6 – Reeducandos – TCI

    CURSO DE FORMAÇÃO HUMANA PARA REEDUCANDOS EM MEIO LIVRE

     
    TCI – PROJETO “DE MÃOS DADAS”

    A partir de agosto, a outubro de 2016, o IC&A ofereceu-se para realizar Rodas de Terapia Comunitária Integrativa junto aos Reeducandos, no Curso de Formação Humana para Reeducandos em Meio Livre, Projeto “De Mãos Dadas”, na Casa Júlio Dário e no Liceu de Artes e Ofícios Cordélia Barreto. As terapeutas Elza Maria Clemente, Marina Carvalho, Adriana de Oliveira Justino, afiliadas ao Instituto, com a colaboração de Leny Gomes, todas como voluntárias, realizaram rodas de Terapia Comunitária Sistêmica.

    Aconteceram, todos os sábados, 03 (três) rodas: uma no LICEU, às 08:00 horas; e duas na Casa Júlio Dário, às 13:00 e às 14:40 horas, totalizando 12 (doze) rodas com cada grupo que variava de 10 a 30 membros. Prestigiaram as terapeutas, participando de roda(s): a presidente Sandra Afonso de Castro, o vice-presidente Reginaldo José Cavallaro, e a Segunda Tesoureira Terezinha Aparecida Batista Grizzuti. Segundo informações da Casa Júlio Dário, mais de 60 pessoas foram atendidas em 2016.

    Projeto – TCI para os Reeducandos 2016
    Projeto de Mãos Dadas – Relatório
  • 7 – TCI com reeducandos

    TCI – TERAPIA COMUNITÁRIA INTEGRATIVA

     
    PALESTRA DE RALPH DE CASTRO

    Reconhecendo a importância dessa abordagem, bem como a competência do palestrante, o IC&A promoveu a vinda do Coordenador do Curso de Formação em Terapia Comunitária Integrativa, Ralph de Castro, de Uberaba, em Araxá.  Auxiliou na mobilização de pessoas através de convites e contatos com empresas, poder público, ONGs e pessoas fomentadoras de opinião, e se fez presente ao evento nas pessoas da presidente Sandra Afonso de Castro, do vice Reginaldo Cavallaro, da Secretária Elza Maria Clemente, e das terapeutas Marina Carvalho e Adriana de Oliveira Justino.  O resultado desse trabalho foi a realização de uma palestra Sobre Terapia Comunitária Integrativa Sistêmica, que lotou as dependências da Casa Júlio Dario, no dia 16/09/2016, às 14 hs, com presença maciça de convidados representando seguimentos expressivos que tiveram ali um aproveitamento significativo do tema abordado.

    Estiveram presentes, além da Presidente Sandra Afonso de Castro e do Vice-Presidente do Instituto Consciência & Ação, Reginaldo José Cavallaro, das terapeutas comunitárias  Elzinha, Marina e Adriana,  diretores e/ou funcionários de várias instituições de Araxá, a saber: Centro Júlio Dário, Liceu de Artes e Ofícios Calmon Barreto, AMPARA, Câmara Municipal de Araxá, CREAS, Núcleos (Boa Vista, Leblon, Bom Jesus), CRAS Francisco Duarte, Fundação da Criança e do Adolescente de Araxá, CEREST, ANDAIÁ, Secretaria de Ação e Promoção Social de Araxá e convidados . O Instituto custeou o combustível para o palestrante, conforme nota por ele encaminhada, no valor de R$ 164,00 (cento e sessenta e quatro reais),  entregue à Primeira Tesoureira. A TV Sintonia esteve presente e registrou o evento, entrevistando o palestrante e a Presidente.

    Palestrante – Ralph de Castro. 

    Coordenador do Curso de Formação em Terapia Comunitária Uberaba, Araxá e Uberlândia-MG; Coaching em Saúde e Programação Neurolinguística, Intervisor e Formador em Terapia Comunitária pela Universidade Federal do Ceará. Presidente da Organização Social de Interesse Publico – Projeto Organização e Desenvolvimento Sustentável – PRODESU. Nutricionista especialista em Docência Universitária, Nutricionista e Terapeuta Comunitário da SEMED  Uberaba-MG.

    “A cultura é para o indivíduo, assim como a teia é para a aranha: ela nutre, agrega e sustenta a vida”.   Adalberto Barreto.

    O que á Terapia Comunitária Sistêmica Integrativa?

    A Terapia Comunitária (TCI) é um procedimento terapêutico, em grupo, com a finalidade de promover a saúde e a  atenção primária em saúde mental. Funciona como fomentadora de cidadania, de redes sociais solidárias e identidade cultural

    das comunidades. Por ser um trabalho em grupo atinge um grande número de pessoas, abrangendo diversos contextos familiares, institucionais e sociais.

     

    A terapia Comunitária constitui:

    • Espaço propiciador para a fala e expressão do sofrimento e das situações de crise.
    • A oportunidade de união das famílias e do grupo social, facilitando a construção da rede de solidariedade entre as pessoas.
    • Instrumento importante para o resgate cultural e da autoestima das populações menos favorecidas, nas mais variadas comunidades.
    • Exercício de inclusão e de valorização das diferenças e dos referenciais positivos de cada indivíduo.

    Para quem?

    “A Terapia Comunitária funciona com instrumento de agregação e criação de vínculos sociais”.

    A Terapia Comunitária  tem tido sua utilização ampliada para os mais diversos segmentos. Além de destinar-se às pessoas, famílias e comunidades com os mais variados tipos de problemas (familiares, psico-emocionais, dependência química, hipertensão, HIV) envolvendo grupos mistos ou não de crianças, adolescente, adultos e idosos, a Terapia Comunitária tem sido aplicada também em empresas, escolas, instituições e também na atenção aos cuidadores.

    Para quê?

    Desenvolver atividades de prevenção e inserção social de pessoas, famílias e comunidades que vivem em situação de crise e sofrimento psíquico.

    Promover a integração de pessoas, a construção da dignidade e da cidadania, contribuindo para a redução dos vários tipos de exclusão.

    Promover encontros interpessoais e intercomunitários, valorizando a história individual e a identidade cultural, a fim de restaurar a autoestima e a autoconfiança.

    Por quê?

    A Terapia Comunitária vem maximizar e universalizar instrumentos para a prevenção de problemas cada vez mais presentes em nossa sociedade, tais como:

    • Doenças psíquicas,
    • Somatizações,
    • Violência doméstica,
    • Situações de crise intrafamiliar,
    • Crise intracomunitária,
    • Abandono social

    Despertando o potencial humano

    A Terapia Comunitária está embasada na constatação de que as pessoas carentes, vivendo os problemas mais variados, demonstram riqueza nas possibilidades de soluções.

    Os profissionais de saúde, educação, áreas sociais e agentes comunitários devem ser instrumento catalisador das soluções emergentes da própria  comunidade.

    “A Terapia Comunitária promove vínculos sociais, as redes de solidariedade e melhora a auto-estima”.

  • 8 – Voto Consciente

    VOTO CONSCIENTE

     
    Um projeto cultural de formação de consciência das responsabilidades do cidadão, de mobilização, para um agir consciente nas próximas e outras eleições.
    Toda mudança começa por você

    Em setembro e outubro de 2016,  o IC&A abraçou a Campanha do Voto Consciente, do Ministério Público de Minas Gerais, em parceria com o Diretório Acadêmico do Curso de Direito (DAdib), ENGMINE Júnior (Empresa Júnior do CEFET de Araxá) e OAB Jovem de Araxá.

    Foram visitadas as escolas de Araxá, de Ensino Médio: Luiz Antônio de Oliveira (Polivalente), Escola Vasco Santos, Colégio São Domingos, Atena, Colégio Dom Bosco e CEFET, Câmpus de Araxá; panfletagem na Praça Urciano Lemos, e no calçadão de Araxá, na Rua Presidente Olegário Maciel.

    As direções das escolas e alunos receberam muito bem a equipe para um bate-papo sobre a importância do voto consciente, contra a corrupção e a impunidade. Uma campanha de conscientização e de mobilização para uma ação responsável durante o nosso dia a dia, nas eleições, e inclusive após as eleições, acompanhando o trabalho dos eleitos e cobrando as propostas durante os seus mandatos.

    O Instituto criou, produziu e forneceu a vinheta (criação de Domingos Antunes) que foi usado em todas as chamadas e movimentos públicos da campanha,  utilizada durante o segundo e último mês da campanha. Custo da produção: R$ 200,00 (duzentos reais), conforme RPA entregue à Primeira Tesoureira. Ao final, foi feita a montagem de um vídeo, pelo Vice-Presidente,  Reginaldo José Cavallaro, disponibilizado também no  YouTube e aqui no site do IC&A. 

    Participaram ativamente da campanha: a Presidente Sandra Afonso de Castro, o Vice-Presidente Reginaldo José Cavallaro, e Domingos Antunes Guimarães, do Departamento de Comunicação e Eventos.

    A Campanha do Voto Consciente recebeu ainda, do Instituto, um espaço privilegiado para distribuição de seu material impresso, na estação de autógrafos do Flyaraxá 2016 ao lado da exposição dos livros “Direitos Humanos e Cidadania na Educação” e “Conceitos e Conclusões – um jeito diferente de ver e entender o mundo em que vivemos”, respectivamente de autoria da presidente Dra. Sandra Afonso de Castro e de Domingos Antunes Guimarães, do Departamento de Comunicação e Eventos  do IC&A.

    PROJETO CULTURAL DE FORMAÇÃO DE CONSCIÊNCIA DAS RESPONSABILIDADES DOS CIDADÃOS,

    a partir de 03 tipos de responsabilidades, na visão de Hannah Arendt :

    • –   reflexão sobre nossos próprios atos (estou fazendo a minha parte no dia a dia?);
    • – preocupação com os atos de terceiros (estou cobrando a efetiva apuração e punição de corruptos e corruptores?) e
    • –  um agir consciente, demonstrando senso de responsabilidade para com as gerações futuras.

    Conscientização – da importância do voto, sobre as consequências dos vícios e condutas desonestas, sobre a necessidade de denunciar atos de corrupção ao MP.

    CARTILHA – “O que você tem a ver com a corrupção?” Caráter educativo. Campanha de estímulo à ética e à honestidade dos cidadãos.

    OBJETIVO DO PROJETO:

    • acabar com a impunidade (buscar a efetiva punição dos corruptos e dos corruptores);
    • educar e estimular as novas gerações na perspectiva de um comportamento ético desde as pequenas ações individuais às grandes questões políticas e sociais (sendo exemplo), mediante a construção de um Brasil mais justo e sério e a cobrar transparência da gestão pública, e denunciar.

    CORRUPÇÃO: algo que se pode aceitar (ou não), basta fazer a sua escolha (furar fila, lucrar no troco, não pagar a conta, trapacear no jogo, no negócio, falsificar a nota da escola, contar mentiras, achar que é o único que existe no mundo que precisa ser respeitado, que não precisa de ninguém).

    Cada um de nós tem que fazer a coisa certa.

    A sociedade muda , quando os indivíduos que nela vivem, mudam!

    CANDIDATO:

    a)  uma pessoa

    • de boa índole, que trabalha com seriedade e honestidade;
    • que se coloca à disposição do todo e não da propina, do enganar, do usufruir, do engabelar, do mentir;
    • que perde se assim for, jamais pactua.

    b) pesquisa – para conhecer melhor a vida e a índole dos candidatos para além da propaganda que eles criam em torno de si mesmos. Pesquisas nos históricos dos jornais e revistas sobre as notícias que já foram publicadas a respeito dos candidatos. Outra boa opção é acessar o DivulgaCand, sistema de divulgação dos registros das candidaturas, disponível no site do TSE (www.tse.jus.br), com declaração de bens, as prestações parciais de contas de campanha e a proposta de governo entregue à justiça eleitoral.

    CONTINUIDADE: O IC&A pretende, junto a seus parceiros, continuar com esse trabalho não somente em época de campanhas eleitorais, pois quer contribuir para a imprescindível mudança cultural a que se propõe.

    2016-09-11 - Panfletagem Praça Urciano Lemos
    2016-09-23 Colegio Atena
    2016-09-24 Voto Consciente - Calçadão
    Cefet Araxá
    Colégio Dom Bosco
  • 11 – Solidariedade em Ação!

    SOLIDARIEDADE EM AÇÃO

    DEIXE O VÍRUS DA SOLIDARIEDADE CONTAGIAR VOCÊ

    ADOTE UMA FAMÍLIA, NESTE PERÍODO DE PANDEMIA,
    chefiada por trabalhadora informal impactada pelos efeitos do Covid-19!

    Justificativa:

    A necessária paralisação da economia, incluindo as atividades informais, nesse período de crise, será danosa para todos, com inevitáveis danos econômicos motivados pela pandemia do novo coronavírus — especialmente para os pobres ou extremamente pobres.

    A escala e os efeitos da atual pandemia de Covid-19 variam muito nas vidas das famílias brasileiras. Entre as mais afetadas estão as em situação de rua, as que vivem em ocupações ou favelas, além das chefiadas por trabalhadoras informais.

    Em março, o Instituto Data Favela entrevistou 1.142 pessoas, em 262 favelas de todas as regiões do país para entender o impacto da pandemia nessas comunidades: nessa população, formada por 13,6 milhões de pessoas, um em cada três moradores terá dificuldades para comprar produtos de alimentação e higiene. Para 72% dos moradores, sem nenhum tipo de poupança, uma semana em casa é o suficiente para baixar o padrão de vida1.

    As famílias chefiadas por mulheres vêm aumentando substancialmente nos últimos tempos. O número de lares neste formato dobrou: de 14 milhões, em 2001, para 28,9 milhões, em 2015. Desses, 11,6 milhões são núcleos familiares no “arranjo monoparental”, sem cônjuge. Os dados são da pesquisa realizada pelos demógrafos José Eustáquio Alves e Suzana Cavenaghi, do IBGE, e publicada no livro “Mulheres Chefes de Família no Brasil: Avanços e Desafios”, este ano.

    A advogada de família e doutora em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Lígia Ziggiotti de Oliveira reforça que a entrada das mulheres no mercado profissional se dá por meio de serviços informais, sendo o trabalho doméstico recordista no país. “Se estão sem trabalhar, como garantir a percepção de seus direitos, inclusive à remuneração? Se são forçadas a continuar, como protegê-las do contágio?”.

    A pandemia de corona vírus expõe desigualdades, espalha, além da Covid- 19, pânico e desolação entre a população brasileira e traz efeitos mais intensos sobre as famílias mais pobres. Mas também despertou o que há de melhor nos seres humanos: a solidariedade.

    E é nessa crença e nesta realidade que o Instituto Consciência & Ação se lança neste projeto com o intuito de contribuir no combate aos efeitos que a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) está provocando, de levar o mínimo de alento às famílias que foram impactadas por essa crise, pelo menos por um período, entregando cestas básicas que as pessoas possam doar, para amenizar a vida, o sofrimento das pessoas mais vulneráveis socialmente, mormente das famílias chefiadas por trabalhadoras informais. O IC&A propõe-se a ser um instrumento neste combate.

    Elas precisam ter comida e condições higiênicas para se prevenirem. As ações dos doadores e do IC&A visam a dar amparo para as famílias que precisam e contribuir com o seu bem-estar. Dizem que aqui no Brasil, neste período, a pessoa pode morrer da doença ou morrer de fome. Vamos mostrar que aqui ninguém vai morrer de fome”, afirma a presidente do Instituto.

     

    1 Disponível em https://lunetas.com.br/coronavirus-e-desigudalde-social/

    Cronograma:

    A campanha foi deflagrada, no dia 24 de abril de 2020, e poderá se estender enquanto durar a pandemia de Covid-19.

    Público Alvo:

    Pessoas em vulnerabilidade social do município de sua área de atuação (Araxá/MG), preferencialmente famílias chefiadas por trabalhadoras informais que fazem parte do cadastro social elaborado pela entidade filantrópica do município – S.O.S., como as trabalhadoras domésticas, diaristas, que, neste período, estão impossibilitadas de trabalhar, ou estão trabalhando menos, e possuem filhos para alimentar.

    Objetivo geral:

    Criar uma rede solidária de famílias que têm condições e adotam famílias que necessitam de apoio durante a epidemia do novo coronavírus (Covid-19).

    Objetivos específicos:

    Despertar a empatia, a solidariedade, nas famílias e nas pessoas que podem doar.

    Conscientizar as pessoas da realidade de sua comunidade neste momento.

    Arrecadar cestas básicas, de alimentos e de materiais de limpeza e de higiene pessoal, para trabalhadoras informais, chefes de família.

    Dar visibilidade ao Instituto Consciência & Ação na comunidade em que atua.

    Doador:

    Qualquer pessoa pode contribuir – pessoa física ou jurídica.

    Como contribuir:

    Na ação solidária, o(a) doador(a) adota uma família, entregando, mensalmente, uma cesta, ou fará depósito identificado que será revertido na aquisição de uma.

     

    • Doação de uma cesta básica, de alimentos ou de material de limpeza e de higiene pessoal, durante o período da pandemia. O(a) doador(a) fará a entrega da cesta mensal, na sede do Instituto Consciência & Ação, agora à Rua Uberaba 61, Centro, em Araxá/MG., ou na ACIA, localizada à Av. Getúlio Vargas, nº 365, em horário comercial.

    OU

    • Como as pessoas estão evitando sair de casa, por recomendação das autoridades, o(a) doador(a) pode contribuir com qualquer valor por transferência bancária – Banco

    SICOOB,  nº  756,  Agência  3094,  conta  31.291-6, CNPJ 23.478.333/0001-26.                  O

    dinheiro será utilizado para compra de cestas. Preço médio da cesta de alimentos: R$ 100,00; e R$ 70,00 a cesta de produtos de limpeza e de higiene pessoal.

    Distribuição:

    A logística para distribuição das cestas básicas está sendo elaborada, e deverá contar com a presença de representantes das duas entidades: do Instituto (IC&A), e do S.O.S.

    Prestação de contas:

    O IC&A e o SOS farão o controle das doações e das entregas às famílias que serão identificadas pelo número do seu cadastro junto a este órgão (SOS). O Instituto disponibilizará a prestação de contas ao(à) doador(a), pelo WhatsApp, e à comunidade, em seu site, na página do Facebook, e à imprensa apoiadora, sem causar constrangimento às famílias contempladas pela campanha. O(a) doador(a) que quiser obter mais informações sobre a família adotada poderá procurar o SOS, à Rua Padre Leão 97, Centro, Araxá/MG.

    Proponente: INSTITUTO CONSCIÊNCIA & AÇÃO

    – Fone: (34) 3661-6126

     

    Apoio/ Parcerias:

    • ACIA
    • SOS
    • Rádio Imbiara
    • Rádio Cidade
    • Rádio Volt
    • Rádio Sucesso
    • Jornal Interação
    • Correio de Araxá
    • Jornal Exempllar
    • TV Sintonia
    • TV Integração