Projeto QVCC – Qualidade de Vida Começa Comigo
Lançamento
O projeto piloto (de agosto a novembro de 2018) acolheu, de forma significativa, e promoveu a interação dos participantes, na sede do IC&A e fora dela, o protagonismo na velhice, possibilitando que estas pessoas assumam o papel de agentes de transformação, com significado para a sociedade, exercitando, assim, sua cidadania. Promoveu, também, o empoderamento, a socialização, a autoestima, a prevenção de transtornos, melhorando o relacionamento familiar e social. Ofereceu conhecimento, atividades e oficinas diversas: Troca de Bagagens, Consciência Corporal, Jogos Cognitivos, Yoga, Direitos Humanos e Cidadania, Educação Financeira, Oficina de artesanato (crochê e tricô), Terapia Comunitária Integrativa e Palestras e Oficinas de alimentação saudável. O lançamento do projeto aconteceu, no SIMA (Sindicato Trab Ind Ext Metais Básico Min Não Met Araxá), no dia 08/08/2018 às 19h.
Terapia Comunitária Integrativa (TCI)
As rodas de terapia foram realizadas pelas terapeutas Marina Carvalho e Adriana de Oliveira Justino, do IC&A. Alicerçadas na cultura de paz, resolução pacífica dos conflitos, corresponsabilidade na busca de alternativas e de empoderamento das pessoas. Valorização da história de vida dos participantes, favorecendo o resgate da cultura, da identidade, da autoestima, da confiança em si, ampliando a compreensão dos problemas e possibilidades de resolução, a partir das competências e recursos internos (em si mesmo) e externos (no contexto sociocultural), construindo e fortalecendo a rede social solidária.
Alimentação Saudável
Palestras com a Nutricionista Kamylla Bittencourt e oficinas de alimentação saudável com Elza Maria Clemente do IC&A, promoveram a saúde e o bem-estar dos participantes. Conscientizaram os participantes da necessidade de mudança, de autoconhecimento, de identificar os sinais e sintomas de alerta do corpo, despertar mudanças de crenças e paradigmas.
Oficinas artesanais: Crochê e Tricô
Oficinas orientadas por Divina Ribeiro da Silva (Dhiva) e pela participante Gislene Cândido Sales de Faria, que promoveram troca de saberes e experiências, valorizando a convivência e a mediação social no grupo, resgatando o prazer e a alegria de viver. O “fazer” é reconhecido como condutor do potencial criativo, bem como atividade mediadora na reconstrução da história de cada um.
Educação Financeira
O Instituto Apreender, na pessoa de seu Presidente Wellington Alves Martins, orientou os participantes, sobre Fluxo de Caixa, débitos e créditos, ensinando a tomar notas de todas as despesas. Ensinou sobre pagamentos a vistas, descontos, pesquisa de preços e condições de pagamentos. Juros embutidos nas compras parceladas, crédito consignado e financiamentos.
Direitos humanos e cidadania
Os facilitadores prof. César Neves e a Dra Sandra Afonso de Castro, ambos do IC&A, compartilharam com os participante do projeto, conhecimentos sobre seus direitos e deveres na sociedade, utilizado a Cartilha “Multiplicar o Bem é…”, criada pelo Instituto Consciência & Ação (IC&A). A Cartilha reúne conceitos, sugestões de atitudes a serem observadas/tomadas, em nosso dia a dia, promovendo um relacionamento saudável em todos os meios de atuação. Aliado a isso, em suas páginas, ilustrações referentes a cada conceito apresentado e frases de pensadores por promoverem a paz e a união dos homens.
Yoga
Yoga, com Fernanda Gonçalves afiliada ao IC&A, trabalha trabalha relaxamento através de pranayamas, que são técnicas de respiração, asanas, que são as posturas corporais, meditação, cuidando da saúde física, mental, concentração, consciência corporal, ajudando a desenvolver, superar a si mesmo, valorizar a saúde e tornar uma pessoa melhor e feliz para si mesmo primeiramente e para os outros. Do ponto de vista psíquico e emocional, atua na redução do stress e ansiedade, no aumento da concentração e do autocontrole; no desenvolvimento da consciência corporal, na melhoria da autoestima e aumento da vitalidade.
Jogos Cognitivos
Os jogos cognitivos, com o facilitador Reginaldo José Cavallaro, vice-presidente do IC&A, trabalharam as habilidades individuais, bem-estar e integração de cada participante do projeto. Atividades variadas e desafiadoras que melhoram a atividade mental, fortalecendo e mantendo as funções cognitivas como o raciocínio, a atenção e a memória.
Consciência Corporal
Atividade orientada pela Fisioterapeuta Dhyana de Nogueira França, afiliada ao IC&A. A consciência corporal permite identificar alguns sinais que o corpo dá, como no caso do cansaço e má postura, auxiliando o ser humano a ter mais saúde e energia e com isso melhor qualidade de vida. Ter a percepção do corpo ajuda o indivíduo a identificar seu estado emocional, que pode refletir em doenças. Portanto ter consciência corporal é um instrumento fundamental para sinalizar o seu estado de saúde e assim cuidar do seu bem-estar e equilíbrio. Logo, não prospera ter apenas habilidade física e ignorar a emocional e social. A atividade física deve ter estratégias que agreguem a ação mecânica com a ação mental, contribuindo para a melhora global das habilidades do idoso e retardando a decadência que espontaneamente acompanha a velhice.
Troca de bagagem
Terapia desenvolvida pelo IC&A tendo como facilitadoras a Assistente Social Angélica Borelli e a psicóloga Teresinha Grizzuti do Instituto Consciência & Ação. Promoveu a valorização das experiências de vida de cada participante do projeto. Momentos, dentro e fora do IC&A que proporcionaram oportunidades de integração entre os participantes.
O encerramento
Encerramento do projeto, com uma confraternização entre os participantes e monitores, na sede do IC&A, no mês de dezembro de 2018.