4 - Alergias Alimentares e Autoimunes

abril 27, 2020

ALERGIAS ALIMENTARES e DOENÇAS AUTOIMUNES CONSCIÊNCIA E MÃO NA MASSA!Celíacos – um caso especial

Nutrição eficiente – funcional

Proponente – Instituto Consciência & AçãoEixo: Saúde Preventiva

“Cada um tem dentro de si, um médico; nós precisamos apenas ajudá-lo em seu trabalho. A força de cura natural dentro de cada um de nós é a maior força de melhora. Nossa comida deve ser nosso remédio, nosso remédio deve ser nossa comida.“  (HIPÓCRATES).

Conscientização e apoio aos portadores de Doenças Celíacas e Autoimunes e familiares por meio de conhecimentos científicos médicos e condutas dietéticas da Nutrição Funcional aliada à fitoterapia (palestras), depoimentos de vivências.

AUTOIMUNES – As doenças autoimunes ocorrem quando anticorpos atacam as células do próprio organismo, tecidos e órgãos. Sabemos que há alguns fatores desencadeantes que podem ter importância no desenvolvimento de uma doença autoimune: as bactérias podem desencadear uma resposta autoimune em algumas pessoas que tenham uma predisposição hereditária (genética) para desenvolver.

Os processos autoimunes podem afetar o organismo de diversas maneiras. A autoimunidade pode resultar na destruição lenta de tipos específicos de células, tecidos, órgãos ou articulações  na estimulação do crescimento de um órgão ou interferir na sua função. Os órgãos e tecidos frequentemente afetados incluem as glândulas endócrinas (tais como a tireoide, pâncreas e suprarrenais), componentes do sangue(como os glóbulos vermelhos ou as plaquetas) e o tecido conjuntivo (pele, mucosas, músculo e articulações).

CELÍACOS – A doença celíaca é uma desordem autoimune que afeta principalmente o intestino delgado, onde há uma intolerância permanente ao glúten. Os sintomas podem surgir em qualquer idade após o glúten ser introduzido na dieta.

Através da riqueza dos nutrientes, todos, inclusive os celíacos, podem ter uma vida saudável, aprendendo a ouvir os sinais que seu corpo revela e descobrir técnicas para longevidade, vitalidade e bom humor, em benefício da saúde.

PROJETO – Conscientização e apoio aos portadores de Doenças Celíacas e Autoimunes e a familiares por meio de conhecimentos científicos médicos e condutas dietéticas da Nutrição Funcional aliada à fitoterapia (palestras), e depoimentos de vivências.

Esse é o primeiro projeto de uma série que se pretende sobre alimentação saudável, que o IC&A pretende realizar, direcionado primeiramente àqueles que possuem rejeição a glúten.

OBJETIVO GERAL:  Promover a saúde e o bem estar do indivíduo, no aspecto físico, mental e espiritual.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • conscientizar os participantes sobre a necessidade de mudança e de despertar o autoconhecimento e aceitação das causas do adoecimento;
  • identificar os sinais e sintomas de alerta do corpo;
  • despertar mudanças de crenças e paradigmas;
  • formação de novos hábitos saudáveis de vida;
  • criar uma disciplina de costumes alimentares saudáveis no dia a dia;
  • elaborar sugestões de refeições nutritivas e funcionais.

Compõe-se o projeto de palestra e oficinas.

PALESTRA –  A palestra aconteceu no SIMA – Sindicato Trab Ind Extração Metais Básicos, dia 06 de abril, 4ª. feira, às 20 horas.

Participaram, além da Presidente do IC&A, Sandra Afonso de Castro, os palestrantes:

  • Kamylla Bittencourt de Faria (nutricionista) – conceito da doença, causas, como acontece, sintomas, diagnóstico, doenças associadas, tratamento: alimentação saudável, alimentos que podem ser consumidos, outros cuidados que os celíacos e portadores de doenças autoimunes devem ter;
  • Dr. Carlos Eugênio Parolini (reumatologista) – doenças autoimunes;
  • Dra Larissa Araújo Ribeiro (alergologista) – imunidade do aparelho intestinal;
  • Elza Maria Clemente (terapeuta naturista) – conceito de saúde, patologia,  prevenção das doenças autoimunes e tratamentos naturais. 

Lorena Fontes Dutra (celíaca, e criadora do projeto) e Rita de Cassia Nessralla Fernandes (emagreceu mais de 40 kg com alimentação saudável) deram depoimentos que emocionaram todos os presentes.

Questões que foram trabalhadas:

  • o sofrimento humano;
  • a frequência e a intensidade das doenças autoimunes;
  • a auto medicação;
  • a saúde preventiva pela educação e conhecimento.

O evento contou com a presença de mais de 80 pessoas interessadas no tema, para si, ou para ajudar alguém da família. 

OFICINAS – Experiência prática para elaboração de pratos (modo de preparo, cuidados necessários) que atendam e facilitem a rotina dessas pessoas e familiares, agregando maior bem-estar e cuidado com saúde em questão. Dessa maneira, possibilitar o aumento da oferta de nutrientes para esse organismo otimizando o tratamento da doença e prevenindo o desgaste e possível desenvolvimento de outras desordens associadas.

Nesse primeiro projeto de alimentação saudável, serão oferecidas 04 oficinas, na sede do IC&A: duas para lanches e duas para refeições.  As oficinas acontecerão na sede do Instituto. A cozinha  está sendo montada para essa finalidade.

Material didático: folder com as receitas.

Diferencial: como preparar as receitas, os cuidados necessários, e as possibilidades de substituição de um produto por outro. Receitas acessíveis a todas as classes sociais.

Espera-se, como resultado:

  • mudança de paradigma, a partir do despertar da consciência, do conhecimento e da aceitação de sua condição;
  • acesso  ao conhecimento e a práticas por pessoas de todas as classes sociais;
  • melhoria de qualidade de vida, evitando o adoecimento crônico;
  • empoderamento do indivíduo – cuidar de si com autonomia.

Ao final das oficinais, como avaliação, confecção de pratos para degustação na confraternização e uma pesquisa de satisfação.

DA AMPLICAÇÃO DO PROJETOVerificado resultado positivo, ampliar-se-á o projeto, com o atendimento de públicos diversos: grávidas, diabéticos, obesos, dependentes químicos (auxílio à desintoxicação), e pessoas interessadas de modo geral.

Afinal, pretende-se a promoção da mudança de consciência na alimentação, utilizando  produtos naturais e mais saudáveis.

Apresentação Dra. Larissa Araújo Ribeiro
Apresentacao Elza Maria Clemente
Palestra Kamylla Bittencourt de Faria
Relato de Vivência Rita Nessralla
Projeto