8 - Voto Consciente

abril 27, 2020

VOTO CONSCIENTE

 
Um projeto cultural de formação de consciência das responsabilidades do cidadão, de mobilização, para um agir consciente nas próximas e outras eleições.
Toda mudança começa por você

Em setembro e outubro de 2016,  o IC&A abraçou a Campanha do Voto Consciente, do Ministério Público de Minas Gerais, em parceria com o Diretório Acadêmico do Curso de Direito (DAdib), ENGMINE Júnior (Empresa Júnior do CEFET de Araxá) e OAB Jovem de Araxá.

Foram visitadas as escolas de Araxá, de Ensino Médio: Luiz Antônio de Oliveira (Polivalente), Escola Vasco Santos, Colégio São Domingos, Atena, Colégio Dom Bosco e CEFET, Câmpus de Araxá; panfletagem na Praça Urciano Lemos, e no calçadão de Araxá, na Rua Presidente Olegário Maciel.

As direções das escolas e alunos receberam muito bem a equipe para um bate-papo sobre a importância do voto consciente, contra a corrupção e a impunidade. Uma campanha de conscientização e de mobilização para uma ação responsável durante o nosso dia a dia, nas eleições, e inclusive após as eleições, acompanhando o trabalho dos eleitos e cobrando as propostas durante os seus mandatos.

O Instituto criou, produziu e forneceu a vinheta (criação de Domingos Antunes) que foi usado em todas as chamadas e movimentos públicos da campanha,  utilizada durante o segundo e último mês da campanha. Custo da produção: R$ 200,00 (duzentos reais), conforme RPA entregue à Primeira Tesoureira. Ao final, foi feita a montagem de um vídeo, pelo Vice-Presidente,  Reginaldo José Cavallaro, disponibilizado também no  YouTube e aqui no site do IC&A. 

Participaram ativamente da campanha: a Presidente Sandra Afonso de Castro, o Vice-Presidente Reginaldo José Cavallaro, e Domingos Antunes Guimarães, do Departamento de Comunicação e Eventos.

A Campanha do Voto Consciente recebeu ainda, do Instituto, um espaço privilegiado para distribuição de seu material impresso, na estação de autógrafos do Flyaraxá 2016 ao lado da exposição dos livros “Direitos Humanos e Cidadania na Educação” e “Conceitos e Conclusões – um jeito diferente de ver e entender o mundo em que vivemos”, respectivamente de autoria da presidente Dra. Sandra Afonso de Castro e de Domingos Antunes Guimarães, do Departamento de Comunicação e Eventos  do IC&A.

PROJETO CULTURAL DE FORMAÇÃO DE CONSCIÊNCIA DAS RESPONSABILIDADES DOS CIDADÃOS,

a partir de 03 tipos de responsabilidades, na visão de Hannah Arendt :

  • –   reflexão sobre nossos próprios atos (estou fazendo a minha parte no dia a dia?);
  • – preocupação com os atos de terceiros (estou cobrando a efetiva apuração e punição de corruptos e corruptores?) e
  • –  um agir consciente, demonstrando senso de responsabilidade para com as gerações futuras.

Conscientização – da importância do voto, sobre as consequências dos vícios e condutas desonestas, sobre a necessidade de denunciar atos de corrupção ao MP.

CARTILHA – “O que você tem a ver com a corrupção?” Caráter educativo. Campanha de estímulo à ética e à honestidade dos cidadãos.

OBJETIVO DO PROJETO:

  • acabar com a impunidade (buscar a efetiva punição dos corruptos e dos corruptores);
  • educar e estimular as novas gerações na perspectiva de um comportamento ético desde as pequenas ações individuais às grandes questões políticas e sociais (sendo exemplo), mediante a construção de um Brasil mais justo e sério e a cobrar transparência da gestão pública, e denunciar.

CORRUPÇÃO: algo que se pode aceitar (ou não), basta fazer a sua escolha (furar fila, lucrar no troco, não pagar a conta, trapacear no jogo, no negócio, falsificar a nota da escola, contar mentiras, achar que é o único que existe no mundo que precisa ser respeitado, que não precisa de ninguém).

Cada um de nós tem que fazer a coisa certa.

A sociedade muda , quando os indivíduos que nela vivem, mudam!

CANDIDATO:

a)  uma pessoa

  • de boa índole, que trabalha com seriedade e honestidade;
  • que se coloca à disposição do todo e não da propina, do enganar, do usufruir, do engabelar, do mentir;
  • que perde se assim for, jamais pactua.

b) pesquisa – para conhecer melhor a vida e a índole dos candidatos para além da propaganda que eles criam em torno de si mesmos. Pesquisas nos históricos dos jornais e revistas sobre as notícias que já foram publicadas a respeito dos candidatos. Outra boa opção é acessar o DivulgaCand, sistema de divulgação dos registros das candidaturas, disponível no site do TSE (www.tse.jus.br), com declaração de bens, as prestações parciais de contas de campanha e a proposta de governo entregue à justiça eleitoral.

CONTINUIDADE: O IC&A pretende, junto a seus parceiros, continuar com esse trabalho não somente em época de campanhas eleitorais, pois quer contribuir para a imprescindível mudança cultural a que se propõe.

2016-09-11 - Panfletagem Praça Urciano Lemos
2016-09-23 Colegio Atena
2016-09-24 Voto Consciente - Calçadão
Cefet Araxá
Colégio Dom Bosco