Fotos

Instituto Consciência & Ação
  • 01 - 26 a 30 de agosto de 2015 - FLIARAXÁ

    Mesmo antes de seu lançamento oficial, em lançamentos itinerantes e contatos pessoais da autora Sandra Afonso de Castro e de membros do Instituto Consciência & Ação, o livro “Direitos Humanos e Cidadania na Educação” já começou a sensibilizar pessoas e a se destacar por seu conteúdo de grande relevância social.

    Na IV Edição do Festival Literário de Araxá – Fliaaraxá, que aconteceu nos dias 26 a 30 de agosto de 2015, na Fundação Cultural Calmon Barreto, a autora fez pré-lançamento, e foi bastante prestigiada por amigos, ex-alunos e admiradores de seu trabalho, e por outros autores presentes neste marco da literatura em Araxá, como Frei Beto, Miriam Leitão, Leila Ferreira e Dr. Renato Zupo, dentre outros. A curadoria foi de Afonso Borges, idealizador do Fliaraxá e do Sempre Um Papo, projeto de incentivo à leitura criado há 29 anos..

    A programação consolidou o Fliaraxá como um dos principais festivais literários do país As três edições anteriores homenagearam Ziraldo, Adélia Prado e Luiz Vilela. Nesse ano, em que o município de Araxá celebrou 150 anos, a escritora Lya Luftéa foi a homenageada.

    Renomados autores do cenário literário nacional e internacional apresentaram o que há de mais recente e os desafios no processo de construção da literatura para crianças, jovens e adultos. A programação trouxe também as possibilidades de diálogos com outras formas de linguagem, como o teatro, a música, a fotografia e o cinema.

    O Fliaraxá foi apenas o start inicial de uma jornada que estava apenas começando. O lançamento oficial da obra, em 23 de outubro de 2013, referendou o trabalho da idealista do Instituto Consciência & Ação que, no momento em que poderia se acomodar em uma zona de conforto justa e merecida, após tantos anos de dedicação ao trabalho, prefere dedicar seu tempo na busca de um mundo melhor, mais justo e mais humano para todos.

    02 - 22 a 24 de setembro de 2015 - UNIUBE

    A autora Sandra Afonso de Castro participou também, na UNIUBE – Universidade de Uberaba, do VIII Encontro de Pesquisa em Educação e III Congresso Internacional de Trabalho Docente e Processos Educativos, que aconteceram entre os dias 22 e 24 de setembro, tendo sua obra sido selecionada para lançamento durante o evento, precisamente no dia 22.

    03 - 23 de outubro de 2015 - LANÇAMENTOS do LIVRO e do INSTITUTO CONSCIÊNCIA & AÇÃO

    Foi lançado oficialmente, no dia 23, às 20 horas, em Araxá, o Livro “Direitos Humanos e Cidadania na Educação”, da professora e advogada Sandra Afonso de Castro, ocasião em que foi apresentado também o Instituto Consciência & Ação (IC&A), criado a partir da proposta do livro que é trabalhar em prol da promoção humana, da formação do cidadão ativo. O livro, cuja impressão teve o apoio da CBMM, contou com o design gráfico de Wagner Matias e revisão de João Batista de Freitas, araxaenses atuantes nos meios de comunicação.

    O evento contou com o educador Fernando Afonso de Rezende, cerimonialista, os palestrantes Dr. Renato Zouain Zupo, MM. Juiz de Direito da Comarca de Araxá, autor das obras literárias “Verdugo” e “Rio da Lua”, e Dr. Bruno Barbosa Borges, professor do UNIARAXÁ, autor do livro “Justiça de Transição: a transição inconclusa e suas consequências na democracia brasileira”. A Escola Municipal de Música Maestro Elias Porfirio de Azevedo brindou a todos com a presença do aluno Gustavo Lopes Gontijo, solo ao violoncelo, que executou “Suite número 1”, de Johann Sebastian Bach.

    04 - 23 de outubro de 2015 – DIRETORIA – Gestão outubro/2015 a março/2017

    Membros da Diretoria e do Conselho Fiscal do Instituto presentes nos lançamentos do livro e do IC&A.

    05 - 23 de outubro de 2015 – COQUETEL NO LANÇAMENTO do LIVRO

    A presidente do IC&A foi convidada a ministrar palestra intitulada “Direitos Humanos na Educação”, na Semana do Técnico do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Câmpus Santos Dumont, no dia 25 de novembro de 2015. A palestra abriu a evento. Presença de muitos alunos, professores e organizadores.

    07 - 03 de novembro de 2015 - MOÇÃO na Câmara Municipal de Araxá

    A Câmara Municipal de Araxá, presidida pelo Vereador Carlos Roberto Rosa (Roberto do Sindicato), por proposição da Vereadora Onilda Elias Soares, tendo como signatário o Vereador Fárley Pereira de Aquino, fez entrega da Moção de Congratulações e Reconhecimento à Presidente do Instituto Consciência e Ação, pelo lançamento do livro “Direitos Humanos e Cidadania na Educação”, no dia 03 de novembro de 2015.