Educar para a cidadania - "multiplicar o bem é..."

  • EDUCAR PARA A CIDADANIA – “MULTIPLICAR O BEM É…”

     

    Proponente: Instituto Consciência & Ação

    I – APRESENTAÇÃO – CONSIDERAÇÕES GERAIS:

    Esse projeto do Instituto Consciência & Ação tem como proposta desencadear ações que possam contribuir para prevenir, amenizar ou solucionar conflitos, sem violência, difundindo valores, princípios éticos, direitos e deveres, na busca da paz por meio da educação e do conhecimento.

    Pretende-se estabelecer um elo de maior interação das pessoas com o IC&A, em palestras e através do site. Serão desenvolvidas ações de intercâmbio e participação direta não só de pessoas interessadas em conhecimento e aprendizado, mas também de empresas e particulares interessados em participar como multiplicadores do projeto com ajuda efetiva, todos com sugestões, comentários e exemplos que nos permitam a confecção de outras cartilhas.

    Constitui-se o projeto “Multiplicar o bem é…”, de palestras interativas, concursos focando conhecimento e atitudes que fazem a diferença na construção da cidadania. E a escola poderá utilizar, durante um ano, uma página da cartilha para um projeto semanal a ser desenvolvido junto aos seus alunos.

    II – JUSTIFICATIVA:

    Justifica-se o projeto pelo alto índice de violência, de desrespeito aos direitos humanos, às leis vigentes em nosso país, devido principalmente ao desconhecimento, à falta de oportunidades de educação e de trabalho, à alienação. Ainda, pela necessidade de material didático de apoio aos educadores nessa área – de formação de virtudes humanas, de cidadãos ativos.

    III – OBJETIVOS:

    III.1 – Objetivo Geral – Conscientizar, propagar a paz, promover a harmonia e o entendimento entre as pessoas, contribuindo para a formação do cidadão virtuoso, cônscio de seus direitos e deveres, atuando efetivamente em seu meio, com atitudes respeitosas para com o outro e para com a natureza.

    III.2 – Objetivos Específicos – Despertar o interesse dos leitores da Cartilha pelos temas abordados, fomentar a participação direta nas palestras, concursos, na elaboração de outros volumes e fomentar práticas sociais pertinentes (elaboração e execução de projetos sociais).

    IV – METAS:

    • Desencadeamento de ações que contribuam para prevenir, amenizar ou solucionar conflitos, sem violência, difundindo valores, princípios éticos;
    • conscientização dos deveres e dos direitos;
    • promoção de mudanças de pensamento e de comportamento em casa, na escola e na sociedade, a partir do conhecimento adquirido, afinal,
    • busca de conhecimento, da paz por meio da educação e do conhecimento.

    V – APOIADORES E PARCEIROS:

    • UNIARAXÁ
    • Professores e alunos do pós-médio e da graduação (Pedagogia e Direito);
    • OAB-MG, Subseção Araxá.

    VI – RESULTADOS ESPERADOS:

    • Convivência harmônica e respeitosa entre os humanos, nos meios em que vivem, com a redução da violência e do desrespeito a leis;
    • valorização e preservação do meio-ambiente e da saúde pública, dentre outros.
    VII – PÚBLICO ALVO:

    • Nas escolas, alunos de 6º ao 9º ano, e do ensino médio.
    • Na comunidade: funcionários de empresas públicas e privadas;
    • clientes de clínicas médicas, odontológicas e outras;
    • organizações do terceiro setor e pessoas atendidas por elas.

    VIII – METODOLOGIA/ESTRATÉGIAS DE AÇÃO:

    • Reunião com diretoria e corpo pedagógico das escolas, com proprietários/diretores de empresas e com entidades do terceiro setor;
    • palestras interativas em escolas, empresas e no terceiro setor;
    • concursos de redação, com premiação para as melhores;
    • concurso para escolha das melhores propostas de páginas para as próximas cartilhas;
    • concurso de paródias, história em quadrinhos e outros;
    • concurso de criação de mascote;
    • estímulo à criação de um projeto interno de prática social, nas escolas e empresas, a partir do leitura/estudo da Cartilha e seleção e divulgação dos melhores projetos pelo IC&A;
    • apresentação ao IC&A, pelas escolas e empresas, de relatórios dos projetos realizados – portfólio (com registros fotográficos), a serem inseridos no site e no facebook do Instituto.

    XI – A CARTILHA:

    A Cartilha contém conceitos, sugestões de atitudes e informações a serem observadas/tomadas, em nosso dia a dia, promovendo um relacionamento saudável em todos os meios de atuação: no trabalho, na escola, em família e sociedade. Aliado a isso, em suas páginas, ilustrações e pensamentos que promovem a conscientização, a paz, a solidariedade e a união dos homens.

    XI – ATRATIVO COMPLEMENTAR:

    Pretende-se aguçar o interesse do leitor pelos temas da cartilha, e sua participação direta na produção de outros volumes através de premiações para as melhores sugestões apresentadas e utilizadas, e melhores redações e outros e/ou primeiros lugares em projetos/concursos diversos promovidos pelas instituições escolares.

    XII – DIVULGAÇÃO:

    Matérias em jornais e revistas como entrevistas, convite a debates, encaminhamento de releases aos meios de comunicação impressos e emissoras de TV, confecção de banners. Divulgação em redes sociais.

    XIII – EXTENSÃO DO PROJETO:

    Além do trabalho nas escolas e na comunidade araxaense, poderá ser autorizada, pela Diretoria, a cessão de direitos de todo material produzido, (criação, ilustração conteúdo e arte final) a empresas, associações, organizações e escolas (de Araxá e de outros municípios) que se interessem em propagar o trabalho inteiro ou parte dele, mediante uma contribuição previamente estabelecida para o IC&A desde que sejam mantidos os créditos, empresa patrocinadora e contatos do IC&A disponíveis em suas tiragens.

    XIV – AVALIAÇÃO:

    A avaliação do projeto processar-se-á mensurando-se a participação do público alvo nas atividades propostas com acompanhamento e monitoramento contínuo e processual. Detectável ainda quando da seleção dos melhores projetos escolares e empresariais, das sugestões para as próximas cartilhas, melhores redações e outros.

    XVII – PREVISÃO DE EXECUÇÃO DO PROJETO

    O tempo previsto para execução do projeto é de 01 ano.

    Por um mundo melhor, de justiça, de paz!

    Atenciosamente,
    Sandra Afonso de Castro
    Presidente