-
Consciência & Ação
O Instituto nasceu da sensibilidade da educadora Sandra Afonso de Castro, que, com um olhar atento às desigualdades sociais, ao analfabetismo, à fome, à falta de oportunidades, de acesso e sucesso escolar, e ao desconhecimento dos direitos, deveres e valores, da cidadania ativa, mais especificamente nas escolas, desenvolveu sua dissertação de Mestrado em Educação, na UNIUBE, “Direitos Humanos – da inserção temática ao cotidiano escolar” -plantando uma semente sobre a necessidade e as possibilidades de incluir Direitos Humanos e Cidadania na Educação como um primeiro passo de uma grande jornada em prol de uma sociedade justa, democrática e consciente.
-
-
Essa ideia foi tão bem entendida e aceita, que motivou a publicação da dissertação prefaciada pelo Eminente Juiz da Comarca de Araxá, Dr. Renato Zouain Zupo, sob o título “Direitos Humanos e Cidadania na Educação”, o que proporcionou um alcance muito mais abrangente e consistente em seus propósitos.
-
O livro, cuja impressão teve o apoio da CBMM, contou com o design gráfico de Wagner Matias e revisão de João Batista de Freitas, dois araxaenses bastante conhecidos por sua atuação nos meios de comunicação e que, embora residindo fora do município, estão sempre ligados, afetivamente e de forma participativa, aos araxaenses.
-
Do livro para o Instituto foi apenas o tempo de expressar, entre amigos, a sua vontade de trocar sua zona de conforto por um trabalho voluntário que pudesse apoiar projetos voltados para minimizar o sofrimento das pessoas e levar o conhecimento de forma preventiva e profilática, contribuindo para a sua conscientização.
-
-
Muitos entenderam a proposta, apoiaram a ideia e, de mãos dadas, coração aberto e muita determinação, uniram-se para dar vida a um sonho que hoje já é uma pessoa jurídica, sem fins lucrativos, com metas, endereço, forma e nome: Instituto Consciência & Ação. Criado a partir do estudo realizado pela educadora e das propostas inseridas em seu livro, o Instituto tem a finalidade de
-
trabalhar em prol da promoção humana, de seu empoderamento, incentivando e apoiando os seguintes eixos da educação: Educação em e para Direitos Humanos; Educação para a Paz; Educação Ambiental; Saúde Preventiva; Inclusão Digital; Educação Financeira; Alfabetização e Inclusão social, contribuindo assim para a conscientização, para a formação do cidadão ativo.
-
How to Enroll Your Child to a Class?