ALERGIAS ALIMENTARES e DOENÇAS AUTOIMUNES CONSCIÊNCIA E MÃO NA MASSA!Celíacos – um caso especial
Nutrição eficiente – funcional
Proponente – Instituto Consciência & AçãoEixo: Saúde Preventiva
“Cada um tem dentro de si, um médico; nós precisamos apenas ajudá-lo em seu trabalho. A força de cura natural dentro de cada um de nós é a maior força de melhora. Nossa comida deve ser nosso remédio, nosso remédio deve ser nossa comida.“ (HIPÓCRATES).
Conscientização e apoio aos portadores de Doenças Celíacas e Autoimunes e familiares por meio de conhecimentos científicos médicos e condutas dietéticas da Nutrição Funcional aliada à fitoterapia (palestras), depoimentos de vivências.
AUTOIMUNES – As doenças autoimunes ocorrem quando anticorpos atacam as células do próprio organismo, tecidos e órgãos. Sabemos que há alguns fatores desencadeantes que podem ter importância no desenvolvimento de uma doença autoimune: as bactérias podem desencadear uma resposta autoimune em algumas pessoas que tenham uma predisposição hereditária (genética) para desenvolver.
Os processos autoimunes podem afetar o organismo de diversas maneiras. A autoimunidade pode resultar na destruição lenta de tipos específicos de células, tecidos, órgãos ou articulações na estimulação do crescimento de um órgão ou interferir na sua função. Os órgãos e tecidos frequentemente afetados incluem as glândulas endócrinas (tais como a tireoide, pâncreas e suprarrenais), componentes do sangue(como os glóbulos vermelhos ou as plaquetas) e o tecido conjuntivo (pele, mucosas, músculo e articulações).
CELÍACOS – A doença celíaca é uma desordem autoimune que afeta principalmente o intestino delgado, onde há uma intolerância permanente ao glúten. Os sintomas podem surgir em qualquer idade após o glúten ser introduzido na dieta.
Através da riqueza dos nutrientes, todos, inclusive os celíacos, podem ter uma vida saudável, aprendendo a ouvir os sinais que seu corpo revela e descobrir técnicas para longevidade, vitalidade e bom humor, em benefício da saúde.
PROJETO – Conscientização e apoio aos portadores de Doenças Celíacas e Autoimunes e a familiares por meio de conhecimentos científicos médicos e condutas dietéticas da Nutrição Funcional aliada à fitoterapia (palestras), e depoimentos de vivências.
Esse é o primeiro projeto de uma série que se pretende sobre alimentação saudável, que o IC&A pretende realizar, direcionado primeiramente àqueles que possuem rejeição a glúten.
OBJETIVO GERAL: Promover a saúde e o bem estar do indivíduo, no aspecto físico, mental e espiritual.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- conscientizar os participantes sobre a necessidade de mudança e de despertar o autoconhecimento e aceitação das causas do adoecimento;
- identificar os sinais e sintomas de alerta do corpo;
- despertar mudanças de crenças e paradigmas;
- formação de novos hábitos saudáveis de vida;
- criar uma disciplina de costumes alimentares saudáveis no dia a dia;
- elaborar sugestões de refeições nutritivas e funcionais.
Compõe-se o projeto de palestra e oficinas.
PALESTRA – A palestra aconteceu no SIMA – Sindicato Trab Ind Extração Metais Básicos, dia 06 de abril, 4ª. feira, às 20 horas.
Participaram, além da Presidente do IC&A, Sandra Afonso de Castro, os palestrantes:
- Kamylla Bittencourt de Faria (nutricionista) – conceito da doença, causas, como acontece, sintomas, diagnóstico, doenças associadas, tratamento: alimentação saudável, alimentos que podem ser consumidos, outros cuidados que os celíacos e portadores de doenças autoimunes devem ter;
- Dr. Carlos Eugênio Parolini (reumatologista) – doenças autoimunes;
- Dra Larissa Araújo Ribeiro (alergologista) – imunidade do aparelho intestinal;
- Elza Maria Clemente (terapeuta naturista) – conceito de saúde, patologia, prevenção das doenças autoimunes e tratamentos naturais.
Lorena Fontes Dutra (celíaca, e criadora do projeto) e Rita de Cassia Nessralla Fernandes (emagreceu mais de 40 kg com alimentação saudável) deram depoimentos que emocionaram todos os presentes.
Questões que foram trabalhadas:
- o sofrimento humano;
- a frequência e a intensidade das doenças autoimunes;
- a auto medicação;
- a saúde preventiva pela educação e conhecimento.
O evento contou com a presença de mais de 80 pessoas interessadas no tema, para si, ou para ajudar alguém da família.
OFICINAS – Experiência prática para elaboração de pratos (modo de preparo, cuidados necessários) que atendam e facilitem a rotina dessas pessoas e familiares, agregando maior bem-estar e cuidado com saúde em questão. Dessa maneira, possibilitar o aumento da oferta de nutrientes para esse organismo otimizando o tratamento da doença e prevenindo o desgaste e possível desenvolvimento de outras desordens associadas.
Nesse primeiro projeto de alimentação saudável, serão oferecidas 04 oficinas, na sede do IC&A: duas para lanches e duas para refeições. As oficinas acontecerão na sede do Instituto. A cozinha está sendo montada para essa finalidade.
Material didático: folder com as receitas.
Diferencial: como preparar as receitas, os cuidados necessários, e as possibilidades de substituição de um produto por outro. Receitas acessíveis a todas as classes sociais.
Espera-se, como resultado:
- mudança de paradigma, a partir do despertar da consciência, do conhecimento e da aceitação de sua condição;
- acesso ao conhecimento e a práticas por pessoas de todas as classes sociais;
- melhoria de qualidade de vida, evitando o adoecimento crônico;
- empoderamento do indivíduo – cuidar de si com autonomia.
Ao final das oficinais, como avaliação, confecção de pratos para degustação na confraternização e uma pesquisa de satisfação.
DA AMPLICAÇÃO DO PROJETO – Verificado resultado positivo, ampliar-se-á o projeto, com o atendimento de públicos diversos: grávidas, diabéticos, obesos, dependentes químicos (auxílio à desintoxicação), e pessoas interessadas de modo geral.
Afinal, pretende-se a promoção da mudança de consciência na alimentação, utilizando produtos naturais e mais saudáveis.